Comunicação
Venha descobrir porque “é impossível não comunicar”
Métodos
Este workshop em comunicação integra o conhecimento prático que advém das mais variadas disciplinas, desde a Psicologia cognitiva, às neurociências, PNL, micro-expressões faciais e body language.
Atravessa temas como o feedback, a empatia, e tem como objectivo “abrir janelas” para toda a dimensão imaterial das actividades humanas em contexto grupal, organizacional, social.
Neste sentido, é uma ferramenta e um saber-prático transversal que as áreas comerciais utilizarão, quer nas suas interacções externas (com os seus clientes e parceiros de mercado), quer internas, promovendo assim melhores climas com todo o impacto que isso gera na facilitação de resolver problemas, gerir potenciais conflitos e concretizar negócios.
O método é essencialmente experiencial e constructivista: os participantes “criam” os seus próprios “mapas” de representação mental, e são convocados para co-construir pontes e eixos de comunicação que incrementam as suas competências enquanto comerciais e pessoas.
Público-Alvo
– Toda a organização.
Objetivos
No final do workshop de comunicação, os participantes estão preparados para:
– Reconhecer o carácter individual e social da construção da realidade.
– Experienciar e compreender que diferentes representações da realidade podem ser barreiras ou oportunidades para uma comunicação eficaz.
– Comunicar de forma mais eficaz estabelecendo “pontes” e destruindo “barreiras”.
– Resolver conflitos, identificar estilos comunicacionais mais adequados e criar soluções que acrescentam valor a si e à sua organização.
Programa
1. O denominador comum das organizações
Acção e comunicação
Tecnologia
2. O desafio da comunicação eficaz
– Realidade e percepção
– O processo de construção dos mapas mentais (EU)
– Filtros
– Tipos e categorias
– O mundo dos tangíveis e dos intangíveis
– A racionalidade limitada do ser humano
2.1. A comunicação eficaz (EU e OUTRO)
– A construção de realidades partilhadas
– O modelo cibernético
– A matriz de solução de problemas
– As posições estratégicas: cooperar e competir
– Sinergia e persuasão: processos e objetivos
– O papel das cedências
– Viajar à “realidade” do outro
– Barreiras à comunicação eficaz: ambiguidade e incerteza
3. A importância do feedback
– A janela de johari
– Feedback formal e informal
– Como dar feedback de forma eficaz
– Feedback e maturidade
– O modelo FISH
4. O papel das emoções no processo de comunicação
– Da Inteligência emocional à empatia
– As raízes da empatia
– Comunicação e empatia
Programa
1. O denominador comum das organizações
Acção e comunicação
Tecnologia
3. A importância do feedback
– A janela de johari
– Feedback formal e informal
– Como dar feedback de forma eficaz
– Feedback e maturidade
– O modelo FISH
2. O desafio da comunicação eficaz
– Realidade e percepção
– O processo de construção dos mapas mentais (EU)
– Filtros
– Tipos e categorias
– O mundo dos tangíveis e dos intangíveis
– A racionalidade limitada do ser humano
4. O papel das emoções no processo de comunicação
– Da Inteligência emocional à empatia
– As raízes da empatia
– Comunicação e empatia
2.1. A comunicação eficaz (EU e OUTRO)
– A construção de realidades partilhadas
– O modelo cibernético
– A matriz de solução de problemas
– As posições estratégicas: cooperar e competir
– Sinergia e persuasão: processos e objetivos
– O papel das cedências
– Viajar à “realidade” do outro
– Barreiras à comunicação eficaz: ambiguidade e incerteza