Negociação e Decisão – Estratégias e Tácticas
Quais as melhores práticas que as implementam?
Métodos
Os workshops de Negociação e Decisão – Estratégias e Tácticas exploram esse “passo” do processo de venda e negociação.
Depois de dissecadas as principais ferramentas do processo negocial, o workshop privilegia uma componente essencialmente prática e exploratória para que os participantes identifiquem o seu próprio perfil, o dos seus interlocutores, e saibam decidir e alinhar as melhores estratégias e tácticas.
As práticas de role-play que são utilizadas ao longo de todo o workshop possibilitam aos participantes não apenas o seu treino enquanto agentes negociadores, mas também o desenvolvimento de sentido crítico através da observação, de briefings e feedbacks constantes envolvendo todo o grupo na co-construção de melhores práticas que elevam a prática negocial a níveis de excelência.
Público-Alvo
– Equipas comerciais, chefias e direção de vendas.
Objetivos
No final deste workshop de Negociação e Decisão, o profissional está apto a:
– Identificar as estratégias e tácticas negociais e decidir as mais adequadas a cada situação específica.
– Compreender os processos que estão subjacentes às decisões negociais.
– Actuar de forma adequada e eficaz em função do perfil dos negociadores envolvidos.
– Decidir os seus limites negociais e utilizar ferramentas que facilitam identificar os da outra parte.
Programa
1. Negociação
– O conceito
– Negociação comercial
2. A tomada de decisão
– A racionalidade limitada
– O papel dos sentimentos e emoções no processo de tomada de decisão
3. Estratégias negociais
– As “duas mentes” do ser humano
– A matriz negocial
– Estratégia competitiva
– Táticas competitivas
– A persuasão
– Estratégia cooperativa
– Táticas cooperativas
– A sinergia
4. Eixos negociais
– Amplitude dos eixos: os ODE’s
– Amplitude na dinâmica negocial: amplitudes negativa e positiva
– A mobilidade dos eixos
5. BATNA/MAPAN (alternativas internas e externas)
– Os tangíveis e os intangíveis dos fatores diferenciadores
6. Matriz comportamental dos negociadores
– Profile matrix
– Os determinantes do comportamento
– Os determinantes internos
– Os determinantes situacionais
– O erro fundamental da avaliação dos determinantes comportamentais
7. Principais erros negociais
Programa
1. Negociação
– O conceito
– Negociação comercial
5. BATNA/MAPAN (alternativas internas e externas)
– Os tangíveis e os intangíveis dos fatores diferenciadores
2. A tomada de decisão
– A racionalidade limitada
– O papel dos sentimentos e emoções no processo de tomada de decisão
6. Matriz comportamental dos negociadores
– Profile matrix
– Os determinantes do comportamento
– Os determinantes internos
– Os determinantes situacionais
– O erro fundamental da avaliação dos determinantes comportamentais
3. Estratégias negociais
– As “duas mentes” do ser humano
– A matriz negocial
– Estratégia competitiva
– Táticas competitivas
– A persuasão
– Estratégia cooperativa
– Táticas cooperativas
– A sinergia
7. Principais erros negociais
4. Eixos negociais
– Amplitude dos eixos: os ODE’s
– Amplitude na dinâmica negocial: amplitudes negativa e positiva
– A mobilidade dos eixos