Plano de Vendas Eficaz
Definimos o plano de vendas eficaz para cada organização
Após um diagnóstico dos recursos internos e externos, desenvolvemos em parceria com os nossos clientes um plano de vendas mais eficaz.
O plano de vendas é a definição de um conjunto de linhas de orientação estratégica que tem como objectivo potenciar a estrutura e os recursos, em articulação com a análise detalhada dos riscos e oportunidades que “emergem” do mercado.
Por um lado, uma avaliação qualitativo e quantitativa de todo o Mercado; depois, a sua segmentação de acordo com um conjunto de critérios relevantes para o posicionamento, estratégia e objectivos. No entanto, este levantamento, avaliação, identificação e clusterização do “recurso Mercado” não é suficiente, naturalmente, por si só, para a definição do plano.
Uma segunda dimensão são os recursos internos. É necessário avaliá-los, no seu potencial presente e futuro. E os recursos internos são Pessoas, Processos, Portfólio de produtos e/ou serviços e ferramentas de gestão e operacionais que os optimizam e potenciam
No entanto, sem o terceiro driver, objectivos e tempo para os concretizar, o plano de vendas não encorpora a tangibilidade necessária para o controlo e monitorização do plano ao longo do processo subsequente de implementação.
O plano de vendas é assim um conjunto de decisões que se tomam no presente e que visam linhas orientadoras de acção e comunicação no futuro.
(Um erro clássico da gestão operacional de vendas e da liderança é a tendência, quando a implementação do plano se desvia do previsto, que o problema é, ou o plano, ou a sua implementação. A gestão tende a responsabilizar os actores operacionais, os actores operacionais tendem a responsabilizar o plano. É nesse trade-off e nessa capacidade visionário de “ler” a big picture que a liderança desempenha um papel chave sem o qual plano, implementação e força de vendas, se fragilize e fragmenta.)
(Um erro clássico da gestão operacional de vendas e da liderança é a tendência, quando a implementação do plano se desvia do previsto, que o problema é, ou o plano, ou a sua implementação. A gestão tende a responsabilizar os actores operacionais, os actores operacionais tendem a responsabilizar o plano. É nesse trade-off e nessa capacidade visionário de “ler” a big picture que a liderança desempenha um papel chave sem o qual plano, implementação e força de vendas, se fragilize e fragmenta.)
(Um erro clássico da gestão operacional de vendas e da liderança é a tendência, quando a implementação do plano se desvia do previsto, que o problema é, ou o plano, ou a sua implementação. A gestão tende a responsabilizar os actores operacionais, os actores operacionais tendem a responsabilizar o plano. É nesse trade-off e nessa capacidade visionário de “ler” a big picture que a liderança desempenha um papel chave sem o qual plano, implementação e força de vendas, se fragilize e fragmenta.)
Liderança: do plano à implementação, responde a essa necessidade prática de comunicação e diálogo de todo a estrutura de vendas numa abordagem global e integrativa.
Este processo integra:
– Análise do mercado real e potencial.
– Penetração actual no mercado vs players que operam no(s) mesmo(s) mercado(s) e respectivos posicionamentos.
– Fontes de vantagem competitiva e como são operacionalizadas no processo de vendas.
– Identificação e análise da estrutura e recursos: pessoas e mix do produto/serviço.
– Segmentação de clientes.
– Definição do papel estratégico de cada cluster/cliente.
– Cobertura do mercado e workload.
– Redefinição da estrutura organizacional.